
Amanhã, domingo dia 5, faz exatamente 15 anos que Kurt Cobain resolveu tirar a sua vida.
Todos os anos que se passaram desde a sua morte, sempre quando chegava nessa época, todo o otipo de mídia lançava aos espectadores todo o tipo de informações sobre a vida de Kurt Cobain. E todo ano eu sabia que sempre na semana que vários prestariam tributo a Cobain, seria tipo, um evento.
Já em 2009, justamente no ano em que se completa 15 anos redondinhos, não há muito o que se ler ou ver.
Com esse propósito, farei aqui no blog, um post enorme que será atualizado durante essa madrugada e todo o dia de amanhã, com diversas entrevistas, programas, matérias e até bootlegs da banda.
---------------------
Aberdeen, WA.
Em 1967, nasceu Kurt Cobain, em um hospital numa colina que dá vista para Aberdeen, estado de Washington. Filho de Don e wendy, Kurt teve uma infância bastante comum, até claro, seus 9 anos.
Sua mãe, Wendy, pediu divórcio, coisa que ficou muito claro ao passar dos anos, afetou profundamente Kurt Cobain. As mudanças constantes de humor de uma criança, assim como de novos membros de família (seu pai juntou-se com outra mulher, e teve outros filhos), agressões físicas (também por parte do pai, e do futuro padrasto), um certo desdenho materno, fizeram com que Kurt colocasse em uma lata de lixo toda a sua concepção de família, o que foi o básico para garantir que sua adolescência fosse mais conturbada ainda.
Tudo o que se seguiu desde então, foram experiências com drogas, passar trocando de casa de tempos em tempos, até que finalmente em sua vida limitada - considerando o lugare as pessoas que viviam ao seu redor - conheceu o punk rock.
Kurt sempre teve o gosto meio excêntrico. Poucas pessoas, incluindo os seus amigos musicais, se identificavam com o tipo de som que ouvia. Aos 14 anos, ganhou do seu tio uma guitarra. Um simples pedaço de madeira que salvou a sua vida, dando um significado enorme para tudo que veio á fazer a partir daí.
Em 1986/87, conheceu Krist Novoselic. Juntos resolveram montar uma banda, e convidaram o baterista de uma banda local, chamada Melvins [que eram grande fãs], Dale Crover, para gravar algumas demos.
Os anos de 1987 e 1988 não foram de grandes mudanças para a vida da banda, pelo ao menos ao vivo, fizeram pouquíssimos shows.
Porém, em 1988, lançaram pela gravadora independente SUBPOP, o single de uma música chamada "Love Buzz", cover da banda Shocking Blue.O disco contava com duas músicas do primeiro álbum da banda, "Love Buzz" e "Big Cheese". Na época foram lançados somente 1000 edições numeradas, mas posteriormente o single foi relançado em vinil colorido.

- Youtube
- Bootlegs 1987
- Bootlegs 1988
- Primeiro artigo publicado sobre a banda em 1988 [em inglês]
- Single Love Buzz
(Nota: Todas as entrevistas são textos em inglês)
---------------------

O primeiro dsco da banda, foi concebido em três dias, e produzido por Jack Endino, por uma bagatela de 600 dólares.
A banda em 1989, contava com um novo baterista Chamado Chad Channing. Mas não deixem serem levados pela idéia de que a banda gravou um disco como um quarteto, já que nos créditos do disco contam também como segundo guitarrista Jason Evermann. Esse cara aí apenas emprestou os 600 dólares para a banda gravar, não tocou se quer uma nota no disco, e nem ao menos não viu a cor do dinheiro emprestado em toda a sua vida. Porém Jason saiu alguns meses em turnê com a banda.

Em 1989, a banda fez uma turnê para promover o disco assim como o Ep Blew. Fizeram longos shows, e a popularidade da banda já estava em alta.
Bleach originalmente apenas vendeu 6 mil cópias, mas após o enorme sucesso do segundo álbum da banda, Nevermind (1991), os fãs começaram a adquiri-lo. Desde então, vendeu 4 milhões de cópias em todo o mundo.
Durante os shows, a banda já apresentava o ritual que os tornaria conhecidos ao redor do mundo: o quebra-quebra. Muitas vezes quem sempre acabava levando a pior era o baterista.
Kurt Cobain, finalmente estava feliz com todo o reconhecimento que a banda adiquirira. Tocaram nos EUA e na Europa (esta sendo junto com o TAD). Ao final dessa turnê que rendeu bastante histórias envolvendo as duas bandas, em um show na Itália, Kurt teve um ataque em pleno palco. Ao ver que os dois donos da SUB POP tinham voando de avião, na primeira classe para ver o show, quando eles viajavam em uma van pequena em terríveis condições,
Kurt jogou longe sua guitarra, logo ao começo da oitava música do show (Spank Trhu), subiu em cima dos cubos e ameaçou se matar.
Mais calmo, deciciu quea turnê acabaria ali, e desde aquele momento, começou a procurar por todo o momento outra gravadora para a banda, sendo que este veio só acontecer uma ano mais tarde em 1990.

- YouTube
- Bootlegs 1989
- EP Blew
- Entrevista Melody Maker
- Entrevista The Univ. Of WA
- Entrevista Flipside
- Entrevista SOUNDS
- Entrevista Melody Maker #2
- Entrevista #2
- Entrevista The Rocket
- Entrevista Pulse!
(Nota: Todas as entrevistas são textos em inglês)
---------------------

1990, foi certamente um ano de transição para a banda. Foi o tipo de ano que sempre me questiono o que sairia se eles tivesses lançado um disco de inéditas ali. Eles já estavam começando a trabalhar em cima de músicas conhecidas como "Lithium", "Breed" (naquela época chamava-se "Immodium"), "Dive", "Polly", "Dumb" entre outras que apareceriam nos discos seguintes anos depois.
Começaram o
ano fazendo alguns shows ainda na presença do baterista Chad Channing. Um vídeo filmado em março desse ano, no Evergreen State College, com o intuíto de virar um vídeo-clipe, mostra a banda tocando uma das músicas que citei acima, Lithium.Logo após, Chad estava fora da banda. Para fazer uma turnê em agosto com o Sonic Youth , a banda convidou Dale Crover, como baterista temporário. É impressionante a pegada do baterista em cima das músicas do nirvana naqueles shows.
Naquele ano, em setembro, o Nirvana fez uma apresentação (a única) com Dan Peters na bateria. Junto ao público estava Dave Grohl assistindo. Dan Peters gravou a betria da música "Sliver", que virou um single naquele ano, mas sem sucesso.
Ainda naquele ano Dave Grohl ingressou como o baterista definitivo, a banda assinou o seu contrato com a DGC e Kurt Cobain experimentou pela primeira vez a heroína.
Em termos de criatividade muitas músicas compostas naquele ano, foram por um bom tempo, o pote do fim do arco-íris para os fãs da banda. Canções como "Old Age" e "Verse Chorus Verse", faziam parte desse pote, que só veio a ser lançado com o box "With the Lights Out".

- You Tube
- Bootlegs 1990
- Sliver Single
- Entrevista Metal Forces Magazine
- Entrevista Melody Maker
- Entrevista Melody Maker #2
- Entevista 91.9 WOZQ
- Entrevista Sounds
- Entrevista Push
(Nota: Todas as entrevistas são textos em inglês)
------------------------------

1991 foi o ano em que a cena musical mundial mudou praticamente da noite pro dia. Embora 91 para muitos seja hoje vista da maneira bem resumida, igual a frase que começa esse post, para a banda muita coisa aconteceu.
A banda passou algum tempo daquele ano preparando músicas para sucessor de "Bleach", junto com Butch Vig. As gravações começaram em maio e finalizaram em junho de 1991. Após gravar o disco, a banda seguiu na estrada, fazendo shows, inclusive participando do Reading Festival em 1
991. Na época desse festival, o Nirvana já estava correndo de boca-a-boca. Mesmo na época não existindo mp3, várias pessoas já haviam escutado algumas músicas do novo disco que haviam vazado e todos repassavam entre si, em fitas k7.Alguns vídeos dos shows e bastidores do Nirvana no Reading Festival daquele ano podem ser vistos no incrível documentário chamado "1991: The Year Punk Broke", lançado em 1993. No documentário bandas como o Soic Youth, Dinossaur jr. também aparecem Um show em especial, ainda no Reading Festival, feito no dia 23 de agosto, nos traz umas das imagens mais conhecidas de Kurt, que é quando ele se joga na bateria.
Em setembro de 1991, o Nirvana fez o show de lançamento do seu segundo disco chamado "Nevermind" - que primeiramente levaria o título "Sheep" - em uma loja de discos chamada "Beehive Music & Video" em Seattle. O show aconteceu no dia 16.
A música que foi escolhida para ser o primeiro single de Nevermind, foi "Smells Like Teen Spirit". O vídeo foi produzido por Samuel Bayer, e começou á rodar pela mtv americana seis dias antes do show de lançamento de Nevermind, no dia 10 de setembro.
No dia 19 de outubro, outro show se tornaria histórico: durante a canção "Love Buzz", Kurt durante o solo resolve dar um moosh...bem acho que não preciso ser muito detalhista pq as imagens meio mundo já conhece. Se ainda não a viu, clique aqui.
No final do mês, no Halloween americano, a banda fez um show em Seattle, no Paramount
Theatre, que ficou registrado no home vídeo da banda lançado em 1995, o "Live! Tonight! Sould Out!", assim como algumas canções do show do dia 25 de novembro em Amsterdam, e apresentações em televisão como o Top of the Tops. Ainda falando em apresentações de televisão, a banda apresentou-se em um programa chamado "The Word", onde Kurt diz antes de começar a tocar "Smells...": "Courtney Love, a vocalista e líder da sensacional banda pop Hole, é a melhor foda do mundo."O ano de 1991 encerrou com frutos para a banda. O clipe de "Smells..." tocava de hora em hora na mtv, a banda estava sendo reconhecida mundialmente, e "Nevermind" havia chego ao topo das paradas em dezembro de 1991, atingindo o primeiro lugar das paradas vendendo dez milhões de cópias nos primeiros dias de 1992.

- Youtube
- Bootlegs 1991
- Smells Like teen Spirit Single
- Entrevista Bleach Bums
- Entrevista New Music Express
- Entrevista Kerrang!
- Entrevista Melody Maker
- Entrevista M.E.A.T.
- Entrevista Melody Maker #2
- Entrevista Rock Hard
- Entrevista New Music Express #2
- Entrevista Village Voice
- Entrevista New Routte
(Nota: Todas as entrevistas são textos em inglês)
------------------------------


Nenhum comentário:
Postar um comentário