sexta-feira, dezembro 7

Oh well, whathever, nevermind...

Estava tudo indo razoávelmente bem em 1991.
O mundo estava dividindo as suas atenções entre a guerra do golfo, o novo disco do Michael Jackson "Dangerous", e os considerados "rockers", aguardando ansiosamente pelo disco do Guns N'Roses, "Use Your Illusion". Nessa época tudo estava indo calmamente tendo os resultados esperados. Ora, digo, onde se passa uma década aplaudindo qualquer suspiro que vem em ritmo de flash dance, assiste-se vários vídeo-clipes de bandas com a mesma postura "glam rocker" era de se imaginar que o início da década de noventa seria um resultado mais "Luxuoso" do que a de oitenta, afinal vários ícones tinham que tentar o novo. Pessoas que já passaram a década do Atari em seu posto tinham de fazer algo, para seguir cativando o público (reiventar o pac-man não seria a respota). Madonna dava os primeiros passos da sua "human nature" também destacando o quanto era cool ter uma libido acentuada e o quanto pode ser legal ser gay ao grande público, o já citado Guns N' Roses, lançando um cd duplo e suavizando aquele visual "Choque-me", Michael Jackson já estava branquínho, milionário, com um astro infnatil em seu primeiro vídeo clipe do novo disco (o capítulo mais famoso de sua vida "Pesadelos em Neverland" estava para acontecer no ano seguinte). E claro, os metaleiros também estavavam nos seus dias, o Metallica estava passando por uma boa fase com o lançamento do seu 'Black Album".

Então chegou setembro, mais precisamente dia 10 de setembro. Uma música de uma banda barulhenta começou a tocar em rádios e seu clipe apareceu na mtv, e parecia não parar de passar mais.
Deixe-me ser mais preciso: Se você tem a minha idade ou é um pouco mais novo que eu, certamente não deverá saber como foi viver naquela época. Um dia a cultura está cheia de ícones que ora esbanjam dinheiro, ora esbanjam muito sexo e rock and roll. Sabe aquele velho espírito de "sexo, drogas e rock and roll? Adolescentes com cabeleiras, ombreiras, roupas de cores berrantes desfilando por aí. No outro dia a cultura muda bruscamente. Um ídolo novo começa a ter uma forma. Ele canta sobre a ironia, sobre ser alguém fraco e não ter vergonha disso. O vídeo-clipe não poderia ser diferente. Um bando de moleques em um ginásio assitindo uma banda tocar. Logo começa uma anarquia, e quando o clipe termina, praticamente o ginásio todo foi abaixo. Quão convidativo isso pode ser para as pessoas que estão passando por uma fase na vida em que tudo que se sente é enorme, em que a vontade de expldir é mil vezes maior que em outras épocas da vida ( sim, estamos falando de adolescentes)? Todo mundo em sua sã mentalidade já quis agir assim, quebrar regras, fazer confusão, mostrar que a juventude não só a americana, sofria com seus problemas, e que não eram só macaquinhos arrumadinhos para a festinha com ponche, contando as horas para ir para o shopping no outro dia.No final a coisa que certamente puxou o gatilho para que o sucesso fosse tremendo: eles eram apenas três caras que se vesitam como você e eu, que tinham uma certa atitude punk: (que naquele momento parecia bastante nobre) conhecida como "Do it yourself" (faça você mesmo).

Algumas semanas mais tarde o disco do primerio single mencionado acima foi lançado. O disco se chamava "Nevermind" e o single "Smells Like teen Spirit". De acordo com entrevistas da banda, e todo material de imprensa relacionado a esse disco, bastou apenas 3 meses e meio para o ábum aparecer em primeiro lugar na lista dos mais vendidos, sendo que, como todo mundo sabe, deixou o rei do pop, e as armas e rosas bem longe, independente de terem uma maravilhosa idéia para promover os seus novos "élepês". Claro que o rei do pop vendeu bem naquele ano, claro que grandes nomes da música ainda seguiram com as suas vidas bem sucedidas, mas o que está em questão aqui, é que um disco que para época foi diferente, simples, conseguiu alcançar um lugar que nem os membros dessa própria banda poderiam imaginar. A vida de cada um deles mudou dali adiante. A história depois que o 'nevermind" foi lançado todos já conhecem. Várias bandas da mesma cidade de onde o Nirvana surgiu estavam sendo sondadas, criou-se um movimento, e o líder do Nirvana acabou com grande parte disso em 1994, sendo que este ato, só o fez tornar-se o que ele mais odiaria " a voz da geração".

Mas não é a história ou o resultado dela que está em questão aqui.Eu também não irei me prender em detalhes sobre o disco, porque está aí em qualquer lugar para quem quiser ver (Dvds, listas de discos importantes, internet).

Pegue qualquer pessoa que não tenha tido um contato com qualquer variante de música profundamente e coloque o "Nevermind" para escutar.O resultado disso, é que esse singelo disco pode mudar a vida de uma pessoa (assim como mudou a minha, mesmo 4 anos depois do lançamento). Nevermind e o Nirvana conseguiram o que poucos já conseguiram: mudar os valores, a cultura e o ponto de vista de milhares ao redor do mundo.

O que os caras do Nirvana nunca entenderam, foi que a mídia só caiu neles,os fãs caíram neles, porque o álbum é poderoso, sincero e simples, muito simples. Convenhamos, ouvir o líder do Sex Pistols elogiar alguma banda é bem difícil. Não existe uma pessoa que entenda do assunto que diga o contrário, independente de gostar ou não. A história da música mundial está aí, procure no google apenas com o nome do disco, e ele lhe mostrará o resultado. E assim como um dia Elvis chamou a atenção, os Beattles, Jimmy Hendrix, The Doors, Janis Joplin e etc, o Nirvana apenas conseguiu o que conseguiu por três simples razões: Novo, Honesto, Nevermind...

Dados do Disco:

Nevermind foi lançado em 24 de setembro de 1991

Faixas:

# "Smells Like Teen Spirit" (Cobain, Dave Grohl, Krist Novoselic) – 5:01
# "In Bloom" – 4:14
# "Come as You Are" (Cobain) – 3:39
# "Breed" – 3:03
# "Lithium" (Cobain) – 4:17
# "Polly" – 2:57
# "Territorial Pissings" – 2:22
# "Drain You" – 3:43
# "Lounge Act" – 2:36
# "Stay Away" – 3:32
# "On a Plain" – 3:16
# "Something in the Way" – 3:55

Singles:

-"Smells Like Teen Spirit"
-"Come as You Are"
-"Lithium"
-"In Bloom"

Produzido por: Butch Vig
Gravadora: Geffen Records

Dvd:

"Classic Albuns: Nevermind"

Clique aqui para o download disco

(link retirado do Down Games Brasil)

Nenhum comentário: